obituário

Morreu a dona de casa Tereza Francisca Cassenote dos Santos

Fotos: Arquivo Pessoal

Mulher tranquila e falante, Tereza Francisca Cassenote dos Santos, 75 anos, gostava de estar ao lado do marido, o aposentado Amauri Cassenote dos Santos, 72 anos, com quem foi casada por 50 anos. Segundo a família, os dois foram companheiros um do outro em todos os momentos de vida em comum. 

- Ela está me fazendo muita falta, estou muito abalado. Em todos os momentos das nossas vidas, estávamos juntos. A Tereza era incansável e tudo que ela fez sempre foi muito bem realizado. Quando ela ficou acamada morando com meu neto, eu passava todas as noites ajudando minha esposa a dormir para depois ir para casa. Nós tínhamos o costume de conversar muito para resolver todas as nossas adversidades - recorda o marido.

Tereza tinha três filhos, Jocemara, Itamara e Heitor (já falecido), e cinco netos, Alessandro, Eduarda, Matheus, Vitória e Maurício, dos quais ela cuidava para que as filhas pudessem trabalhar.

- A vó me ajudou muito. Em todos os momentos importantes da minha vida, ela estava presente. Eu adorava ficar perto dela, conversar e pedir conselhos. Eu a chamava de mãe - recorda no neto Alessandro Santos de Oliveira, 26 anos.

Tereza também tinha um bisneto, o pequeno Alekysandro, 5 anos. Os dois eram muito próximos e brincavam e conversavam muito.

Com a idade mais avançada, Tereza precisou ficar acamada por oito meses e, em dois deles, ficou morando com o neto Alessandro e com a esposa dele, a autônoma Pamela Marion dos Santos, 30 anos. As duas eram companheiras e contavam muitas histórias uma para a outra. Ela também ajudava Tereza a cuidar das galinhas e vacas de leite.

- A dona Tereza não passava um dia sem cuidar dos animais de estimação. Mesmo doente, ela perguntava sobre os bichos, queria cuidar e tratar deles. Eraincansável para ajudar a todos em volta, sempre com um belo sorriso no rosto - relembra Pamela.

A família mora em São Martinho da Serra, no Bairro Dorasnal, há pouco mais de 20 anos, mas Tereza nasceu e se criou em Santa Maria.

De acordo com os familiares, Tereza deixa um legado de persistência e de luta pela vida e pelos sonhos e desejos.

Por 14 dias, ela ficou internada no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e, durante todo o tempo em que esteve hospitalizada, contou com a companhia do marido e de Pamela. Ela morreu em 10 de julho e foi sepultada no dia seguinte, no Cemitério Municipal, em São Martinho da Serra. A família preferiu não divulgar as causas da morte.

OUTROS FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO 

Funerária Cauzzo

31/08
Arthur Dalla Lana, aos 81 anos, foi sepultado no Cemitério de Arroio Grande, distrito de Santa Maria 

02/09
Ivonne Ferret, aos 89 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 
Luiz Weber, aos 88 anos, foi cremado no Crematório Dom José, em Santa Rosa 

03/09
Moacir Flores Nogueira, aos 83 anos, foi sepultado no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria 

09/09
Luiz Carlos Loreto da Silva, aos 61 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
José Tessele, aos 72 anos, foi sepultado no Cemitério de Colônia Borges, localidade de Santa Maria 

10/09
Valdemir dos Santos Crescencio, aos 62 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria 

As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu dona de casa Rosane de Fátima Ribeiro da Silva Anterior

Morreu dona de casa Rosane de Fátima Ribeiro da Silva

Morre dono de antiga lotérica de Santa Maria Próximo

Morre dono de antiga lotérica de Santa Maria